Economia

Primeiro-ministro grego dá explicações a seus sócios europeus e ao FMI

Agência France-Presse
postado em 02/11/2011 19:11
CANNES - O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreu, iniciou nesta quarta-feira uma reunião com os líderes de Alemanha, França, União Europeia (UE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) para dar explicações sobre a convocação de um referendo em seu país que colocou em risco a ajuda europeia.

Papandreu chegou sorridente e um pouco atrasado à sede da reunião, o Palácio onde se realiza o Festival de cinema de Cannes, prevista para às 19H30 GMT (17H30 de Brasília).

A decisão do primeiro-ministro grego de convocar um referendo sobre o plano de ajuda, trabalhosamente acordado em Bruxelas na quinta-feira passada para tratar de resolver o problema da dívida grega, criou enormes tensões nos mercados e trouxe descontentamento aos membros da Eurozona.

"Esta noite a ideia é tentar compreender os motivos da convocação do referendo", disse uma fonte europeia.

Segundo a mesma fonte, Papandreu "não foi convidado, mas sim convocado para dar explicações" sobre as razões e as consequências de sua decisão.

Apesar de não estar prevista anteriormente, a crise grega entrou na agenda do G20 - que reúne líderes dos vinte países mais poderosos do planeta - realizada na quinta e sexta-feira em Cannes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação