Economia

Cinco mil manifestantes anti-Wall Street protestam na Califórnia

Agência France-Presse
postado em 02/11/2011 19:58
OAKLAND - Cerca de 5.000 manifestantes do movimento anti-Wall Street, aos quais se uniram professores que pedem subsídios para a educação pública, se manifestaram nesta quarta-feira em Oakland (Califórnia).

O acampamento dos militantes de "Occupy Wall Street" (Ocupe Wall Street) de Oakland havia sido evacuado na semana passada pela polícia, em meio de enfrentamentos entre os manifestantes e os oficiais, que resultaram em centenas de detidos e feridos, entre eles um ex-combatente da guerra do Iraque.

Os manifestantes tentaram sem sucesso fechar o porto de Oakland, um dos mais importantes dos Estados Unidos.

A prefeita da cidade, Jean Quan, criticada por sua gestão das manifestações, emitiu um comunicado pedindo calma.

"O chefe da polícia, Howard Jordan, e eu estamos decididos a respeitar o direito de todos os manifestantes, mas é nosso dever garantir a segurança da população", disse.

Apenas seis semanas depois da criação, o movimento "Ocupe Wall Street" (OWS) já pediu para registrar até mesmo o nome como marca.

O movimento nascido em Nova York provoca interesse tanto pelos temas que aborda - crescentes desigualdades, poder do mundo das finanças - como pela renda que pode gerar a partir de produtos como camisas e gorros com o nome.

Em 24 de outubro, os ativistas do OWS, que acampam desde meados de setembro na Praça Zuccotti, perto de Wall Street, decidiram apresentar uma demanda para registrar o nome do movimento à agência governamental americana de marcas e patentes.

"Há varias organizações que tentam ficar com a marca ;Occupy Wall Street;", explicou à AFP o advogado que atua no caso, Samuel Cohen.

"O movimento apresentou o pedido puramente a título defensivo, para ter certeza de poder continuar utilizando o nome sem ter que lutar contra outras organizações", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação