Economia

União Europeia dá ultimato à Grécia e suspende parcela de empréstimo

postado em 02/11/2011 22:03

Cannes - A União Europeia (UE), representada pela França e Alemanha, deram na noite desta quarta-feira (02/11) um ultimato à Grécia para que decida se quer continuar ou não na zona do euro. Numa posição conjunta com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o bloco cobrou do primeiro ministro grego George Papandreou uma rápida resposta sobre a aceitação do pacote de resgate de 130 bilhões de euros, aprovado pelos líderes da UE na semana passada e apoiado pelo Fundo, na forma proposta pelo governo da Grécia de um referendo popular.

"A Europa está baseada na solidariedade e respeitamos a vontade do povo grego, mas já fizemos tudo ao nosso alcance para ajudar seu país e a pergunta que ele tem de responder é se vai querer continuar fazendo parte do euro" , disse o presidente da França, Nicolas Sarkozy. Ele também avisou que, "enquanto durar a incerteza" gerada pela decisão de submeter o pacote a consulta popular, estará suspenso o pagamento da próxima parcela de 8 bilhões de euros do atual empréstimo à Grécia. Trata-se da sexta parcela de uma ajuda de 110 bilhões de euros, que impede o país de decretar falência.

A chanceler alemã, Angela Merkel, respaldou a mensagem do colega francês e acrescentou que a democracia esteve presente em todas as negociações feitas até agora para fechar um acordo em favor da estabilidade da região.

Confira a cobertura completa da reunião do G-20 na edição desta quinta-feira (03/11) do Correio Braziliense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação