Economia

Líder da oposição grega pede governo transitório para aprovar resgate

Agência France-Presse
postado em 03/11/2011 10:59
Atenas - O líder da oposição grega, Antonis Samaras, pediu nesta quinta-feira (3/11) a formação de um governo de transição para aprovar o plano de resgate do país acertqado pela União Europeia e celebrar eleições legislativas.

"Peço a formação de um governo temporário de transição, com a responsabilidade exclusiva de celebrar eleições imediatamente e ratificar com o parlamento atual o acordo de empréstimo da UE", afirmou o conservador Samaras ante tv local.

O cumprimento do acordo se viu em perigo com o anúncio do premier grego, Giorgos Papandreu, que o submeterá a um referendo.

Até agora, o líder opositor havia manifestado sua recusa veemente aos planos de resgate negociados pelo governo socialista grego com seus creedores, a UE, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu. Seu argumento era que os planos de ajuste impostos em troca agravavam a recessão.

[SAIBAMAIS]Nesta quinta, disse que mantém seu ceticismo, mas que o acordo deve ser cumprido para que a Grécia possa receber esses fundos, necessários para cumprir com seus compromissos financeiros em curto prazo.

"O novo acordo de empréstimos é inevitável e deve ser garantido", declarou Samaras, cujo partido possui 85 dos 300 deputados do Parlamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação