Economia

Japonesa Kirin assume controle total da brasileira Schincariol

Agência France-Presse
postado em 04/11/2011 09:12
Tóquio - A fabricante japonesa de bebidas Kirin anunciou nesta sexta-feira (04/11) que assumiu o controle total da Schincariol, a segunda maior produtora de cerveja do Brasil, após superar uma queixa apresentada por alguns membros da família do fundador da companhia brasileira.

A Kirin Holdings anunciou em agosto a aquisição de 50,45% da Schincariol pelo equivalente a 198,8 bilhões de ienes, cerca de 2,56 bilhões de dólares, no âmbito de uma política de internacionalização para compensar o declínio do mercado japonês.

A Kirin comprou na ocasião momento todas as ações que a empresa familiar Aleadri-Schinner Participações e Representações tinha na Schincariol por 2,35 bilhões de reais (1,35 bilhões de dólares, 970 milhões de euros).

A Schincariol produz marcas de cerveja como Nova Schin, Devassa Bem Loura, Glacial, Baden Baden e Eisenbahn. Além de cerveja, que representa 81,6% de seu faturamento, o grupo produz refrigerantes, sucos de fruta e água mineral.

O grupo brasileiro, que emprega 10 mil pessoas, alcançou um faturamento de 2,85 bilhões de reais em 2010, cerca de 3,739 bilhões de dólares (1,28 bilhões de euros).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação