Economia

Governo promete facilidades à JAC Motors para viabilizar montadora no país

postado em 17/11/2011 09:22
Salvador ; O governo prometeu à fabricante chinesa JAC Motors que vai flexibilizar o decreto federal que elevou a carga de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os veículos importados para viabilizar a instalação de uma unidade da montadora no Brasil. Quarta-feira (17/11), durante o anúncio oficial do projeto da planta fabril em Camaçari (na região metropolitana de Salvador) para produzir o primeiro carro da marca chinesa no país a partir de 2014, o presidente da companhia, Sérgio Habib, revelou que já recebeu as garantias necessárias.

A JAC, um dos principais alvos das medidas protecionistas do governo, espera abocanhar 5% do mercado brasileiro já em 2015 e informou que serão investidos R$ 900 milhões na unidade, sendo 80% do grupo brasileiro SHC e o restante da própria marca. O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), também avisou que irá à China em dezembro para consolidar o acordo de instalação da fábrica no polo industrial. Entre os recursos oferecidos em contrapartida ao empreendimento estão linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste (BNB), ;além de outras formas para baratear o peso do capital;, comentou Wagner.

O chefe do Executivo baiano rechaçou o termo ;guerra fiscal; para definir o pacote de incentivos oferecidos aos chineses, mas concordou que seriam dados ;confortos semelhantes aos concedidos à Ford;, primeira montadora a operar no estado. O governador não quis dar detalhes sobre a engenharia financeira que terá apoio do governo federal, mas insinuou que a atração da segunda fábrica de carros na Bahia irá exigir investimentos estaduais e federais em logística e ;outras compensações para a distância dos principais mercados consumidores;. Para ele, a qualidade e o custo de mão de obra, além da disponibilidade de recursos naturais, são vantagens competitivas já testadas pela Ford.

A unidade da JAC do Brasil terá capacidade para montar 100 mil carros por ano, gerando 3,5 mil empregos diretos e mais de 10 mil indiretos, em uma área de 5 milhões de metros quadrados com laboratórios, centro de pesquisa e pista de testes. O local é vizinho à fábrica da Ford e irá produzir inicialmente o modelo J3.

O repórter viajou a convite da JAC Motors

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação