Economia

Northern Rock vendido ao Virgin Money por ao menos £ 747 milhões

Agência France-Presse
postado em 17/11/2011 09:29
Londres - O banco britânico Northern Rock, nacionalizado durante a crise, foi vendido ao seu compatriota Virgin Money, filial de serviços financeiros do grupo Virgin, por ao menos 747 milhões de libras, anunciou o governo nesta quinta-feira.

O governo britânico receberá 747 milhões de libras (1,175 bilhão de dólares, 875 milhões de euros) em dinheiro quando a venda for realizada e pode chegar a cobrar no futuro até um total de 1 bilhão de libras, anunciou o ministério das Finanças em um comunicado.

"É uma primeira etapa importante para fazer com que o contribuinte britânico deixe de estar envolvido no setor bancário. É um bom negócio, que irá aumentar as opções dos consumidores e garantir o emprego no nordeste" do país, onde o Northern Rock está baseado, disse o ministro das Finanças, George Osborne.

O governo lançou em junho o processo de privatização do banco, que se converteu em fevereiro de 2008 na primeira de várias entidades resgatadas pelo Estado.

Desde sua nacionalização, o Northern Rock continuou com suas atividades a custo de um severo plano de reestruturação.

Suas antigas pastas de hipotecas "tóxicas" foram agrupadas em uma nova entidade separada, Northern Rock Asset Management (NRAM), que deve administrá-las até seu desaparecimento e não entra na operação com o Virgin Money.

Esta empresa, filial do Virgin Group, fundado pelo excêntrico multimilionário britânico Richard Branson, se comprometeu a não realizar novas demissões por pelo menos três anos e a conservar e posteriormente estender a rede de bancos de varejo do Northern Rock

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação