Economia

PIB brasileiro encolhe 0,3% no terceiro trimestre de 2011, diz BC

postado em 17/11/2011 12:51
O país não conseguiu crescer no terceiro trimestre do ano, segundo o Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br), indicador que tenta prever o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas do país), divulgado nesta quinta-feira (17/11). Pelos cálculos da autoridade monetária, o Brasil encolheu 0,3% na comparação com o segundo trimestre. Os meses de agosto e setembro selaram o desempenho ruim, no primeiro mês com uma queda de 0,53% e, no segundo, com uma expansão praticamente nula, de 0,02%.

Na visão de especialistas, o fraco desempenho da indústria, sobretudo da automotiva, foi o principal responsável pela queda da atividade econômica do período. Para o último trimestre do ano, as perspectivas ainda são ruins. A indústria continua patinando e o ritmo de consumo das famílias e das vendas do comércio vem perdendo o folêgo. O temor do governo e do mercado é de que o país não tenha força suficiente para sair do terreno negativo neste fim de 2011 e entre na temida recessão técnica, quando um país deixa de crescer por dois trimestres consecutivos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação