Economia

Assessor de imã: fotomontagem da Benetton com o Papa é irresponsável

Agência France-Presse
postado em 17/11/2011 13:27
Cairo - A fotomontagem em que o Papa Bento XVI beija na boca o imã sunita Al Azhar, Ahmed el Tayeb, divulgada numa propaganda da italiana Benetton, é "irresponsável e absurda", declarou nesta quinta-feira à AFP um assessor do imã no Cairo.

"Apesar de ser uma publicidade irresponsável e absurda, a universidade está se questionando se vale a pena contestar algo, já que isso carece de seriedade", declarou Mahmud Azab, assessor do grande imã para o diálogo interreligioso.

Para Azab, cabe a possibilidade de que iniciativas deste tipo sejam "perigosas para os valores universais e a liberdade de expressão, tal como concebidos na Europa". O Vaticano anunciou nesta quinta-feira que vai empreender ações legais contra a fotomontagem na qual o Papa Bento XVI.

"Encarregamos nossos advogados para que empreendam na Itália e no exterior as oportunas ações legais para impedir a circulação nos meios de comunicação da fotomontagem realizada no âmbito de uma campanha de publicidade da Benetton", anunciou o Vaticano em uma nota oficial.

Na véspera, o grupo italiano Benetton anunciou sua decisão de retirar de circulação uma campanha publicitária mostrando o Papa beijando na boca o imã sunita da universidade de Al-Azhar, no Cairo, Ahmed el Tayeb.

As relações entre o Papa e o imã de Al-Azhar são difíceis, principalmente depois que Bento XVI expressou solidariedade às vítimas do atentado que fez 21 mortos numa igreja de Alexandria, no dia 1; de janeiro passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação