Jornal Correio Braziliense

Economia

Elevação da nota da S reconhece política econômica do Brasil, diz Fazenda

O Ministério da Fazenda comemorou a decisão da agência de classificação de risco Standard;s de elevar a nota de crédito da dívida brasileira, nesta quinta-feira (17). "É um reconhecimento de que a política econômica está na direção correta e que são sólidos os fundamentos macroeconômicos do País", declarou o órgão em nota divulgada nesta tarde.

O ministério destacou que a elevação da nota ocorre em um momento delicado da economia internacional e em numa conjuntura em que vários países têm sofrido rebaixamento de suas classificações de risco. "O anúncio da agência de rating evidencia o sucesso da gestão da economia brasileira em seu objetivo de fortalecer o país", afirmou.

A Standard and Poor;s elevou em um degrau a nota de crédito soberano do Brasil, nesta quinta-feira, fazendo com que a nota de crédito externo passasse de BBB- para BBB, com perspectiva estável. Já o endividamento interno teve sua classificação elevada de BBB%2b para A-.

Segundo comunicado da agência de classificação de riscos Standard and Poor;s, a elevação da nota brasileira para BBB se deve principalmente pelo registro crescente de "políticas macroeconômicas prudentes". A agência também elogia os resultados fiscais do governo, melhores do que os previstos no orçamento. Ainda de acordo com a empresa, o ajuste fiscal abre espaço para uma "política monetária mais flexível", o que pode ser traduzido como corte de juros.