Agência France-Presse
postado em 22/11/2011 11:06
Madri - A agência de classificação de risco Fitch manteve nesta terça-feira (22/11) a nota AA- da Espanha, com uma perspectiva negativa, e pediu que o governo conservador eleito adote medidas adicionais para reduzir o déficit público."O novo governo espanhol precisará aprovar medidas adicionais para alcançar os objetivos de déficit fixados no atual programa de estabilidade do país", indicou a Fitch em um comunicado, anunciando a manutenção da classificação AA-, a quarta de sua escala, correspondente ao âmbito superior.
O objetivo anunciado do executivo espanhol é reduzir progressivamente o déficit público, que em 2010 foi de 9,3% do PIB, até alcançar 3% em 2013.
Outra agência de classificação, a Standard and Poor;s, fez uma advertência similar na segunda-feira à noite, confirmando a nota espanhola em "AA-" com perspectiva negativa, ao mesmo tempo em que afirmava esperar em breve medidas concretas do governo formado pelo conservador Mariano Rajoy.
Líder do Partido Popular (PP, direita), que obteve ampla maioria nas eleições legislativas de domingo, Rajoy evitou durante a campanha eleitoral especificar medidas políticas concretas para combater o déficit, ressaltou a Standard and Poor;s.
A classificação mantida pela Fitch também está acompanhada de uma perspectiva negativa, o que significa que pode ser rebaixada a médio prazo.