Economia

Crescimento dos EUA no 3º tri é revisado em baixa, a 2,0%

Agência France-Presse
postado em 22/11/2011 11:46
Washington - O governo americano anunciou nesta terça-feira (22/11) uma revisão em forte baixa da taxa de crescimento do PIB dos Estados Unidos no terceiro trimestre.

De julho a setembro, o Produto Interno Bruto americano progrediu 2,0% em ritmo anual em relação ao trimestre anterior, indicou o Departamento de Comércio, revisando em baixa de 0,5 ponto sua primeira estimativa de crescimento divulgada no final de outubro.

Novos dados do governo indicam que a revisão para baixo do crescimento obedece essencialmente a uma queda dos estoques das empresas e não a uma desaceleração, como estimado inicialmente: este ítem provocou a perda de 1,55 ponto no crescimento do país e não 1,08 como previsto no final de outubro.

O Departamento de Comércio revisou em baixa de 0,1 ponto a progressão do consumo (a 2,3%) e a evolução das despesas públicas (agora em queda de 0,1%), e em baixa de 1,4 ponto o aumento dos investimentos, que em 12,3% continua sendo a alta mais forte desde o segundo trimestre de 2010.

O efeito dessas quedas foi compensado por uma contribuição do comércio exterior melhor do que na primeira estimativa. Segundo os novos números do departamento, as trocas comerciais com o exterior aumentaram em 0,49 ponto o crescimento do país durante o verão.

Os números do PIB confirmam uma melhora no crescimento econômico dos Estados Unidos, já que o PIB havia crescido oficialmente apenas 0,4% no primeiro trimestre, e 1,3% no segundo.

Eles indicam, entretanto, que o avanço permanece muito inferior ao necessário (pelo menos de 2,4 a 2,7%, segundo o Fed) para levar a uma queda do desemprego que afeta boa parte da população americana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação