Economia

Banco Central deve reduzir juros básicos em 0,5 ponto percentual

postado em 25/11/2011 08:00
Chefiado por Alexandre Tombini, o BC deve baixar a taxa básica a 11%
O Banco Central (BC) deve reduzir os juros básicos (Selic) em 0,5 ponto percentual na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na semana que vem, encerrando o ano com a taxa em 11% ao ano. Todos os 32 economistas ouvidos em pesquisa da agência Reuters têm a mesma projeção para o encontro de terça e quarta-feira. Caso a previsão se realize, será o terceiro corte consecutivo em 0,5 ponto com o objetivo de incentivar a economia e reduzir eventuais prejuízos da crise internacional.

O governo tenta estimular o crescimento após um terceiro trimestre de estagnação ou até de ligeira queda na atividade. Dessa forma, abre mão de perseguir rigidamente a meta de inflação, cujo teto é de 6,5% anuais, em nome da redução dos custos de investimento e consumo. Os analistas divergem sobre a duração do ciclo de redução dos juros, com a faixa de previsões para a Selic variando de 9% a 11% no fim de 2012. A maior parte se divide entre 9,5% e 10%. Ontem, os juros futuros negociados na BM para janeiro de 2013 fecharam o dia em 9,76%, o que indica taxa de um dígito no fim do ano que vem.

A piora no quadro internacional estimulou algumas apostas num corte mais ousado, de 0,75 ponto percentual, mas o presidente do BC, Alexandre Tombini, tem reiterado que a política da instituição é de ;ajustes moderados; na taxa. O termo usado é o mesmo da ata da reunião de outubro. Além disso, a autoridade monetária reverteu parte das medidas macroprudenciais adotadas no fim do ano passado para restringir o crédito. A ação, segundo economistas do Bradesco, equivale a um corte de 0,25 a 0,50 ponto da Selic.

Segundo a maior parte dos analistas, se optasse por uma redução agressiva, o BC estimularia a economia muito rápido e teria que parar o ciclo mais cedo. ;Provavelmente, o BC manterá o ritmo para prolongar o ajuste;, afirma a consultoria Rosenberg, que prevê Selic a 10% no fim de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação