Economia

Agência Standard and Poor's rebaixa nota da Bélgica para 'AA'

Agência France-Presse
postado em 25/11/2011 16:31
PARIS - A agência de classificação de risco, Standard and Poor;s, reduziu nesta sexta-feira em um nível a nota de risco de crédito da Bélgica, de "AA%2b" para "AA", alegando o risco de o país, muito endividado, ter que voltar a empregar dinheiro público para apoiar seu setor financeiro.

A agência teme que "as dificuldades do setor financeiro" exijam uma ampliação do apoio do governo, o que aumentaria uma dívida já muito elevada em um contexto de "incertezas políticas" que ainda pesa na credibilidade da Bélgica como emissora.

A nota "AA" da Bélgica, que pertence à categoria de emissores de "alta qualidade", está acompanhada de uma perspectiva negativa. Se a Bélgica tiver que voltar a resgatar a seu setor bancário, como em 2008, sua dívida, que a final de 2011 será de 97% do PIB, pode vir a superar o limite de 100%, disse a agência de classificação.

Isso terá como consequência aumentar mais o déficit orçamentário do país, cuja economia, "entre as mais abertas da Eurozona", é "vulneráble a qualquer debilidade da demanda exterior", disse a Standard and Poor;s. No mercado da dívida, a taxa dos bônus belgas superou 5,7% nesta sexta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação