Economia

Mais de 50% dos brasileiros gasta de R$ 100 a R$ 500 em cada compra online

Comodidade, segurança e confiança no sistema são as razões para os internautas optarem por plataformas de pagamento, segundo o OH

Marina Rigueira - Estado de Minas
postado em 25/11/2011 17:36
Comodidade, segurança e confiança no sistema são as razões para os internautas optarem por plataformas de pagamento, segundo o OHOs usuários de internet já incluíram definitivamente as compras online em seus hábitos de consumo. No Brasil, mais da metade dos internautas que compram pela rede - 54,2% - tem um gasto médio entre R$ 100 e R$ 500 em cada compra que realiza usando as plataformas de pagamento online, enquanto 21,6% estariam dispostos a desembolsar mais do R$ 1,5 mil.

Esse é um dos resultados da pesquisa realizada pela OH, com 2,2 mil internautas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela entre agosto e setembro deste ano. O estudo indicou que 80% dos brasileiros pesquisados que realizam compras pela internet - 1.023 entrevistados - utilizam plataformas de pagamento para efetuar a compra e as principais razões são comodidade (62,4%), segurança (60,6%) e confiança no sistema (50,8%).

Quanto às preferências por produtos, a maioria (51,9%) afirma que compraria eletrônicos usando meios de pagamento online. Na sequência estão vestuário e acessórios (9,1%); informática (7,8%); música, filmes e livros (3,8%); viagens e turismo (2,1%).

;Os números da pesquisa comprovam a tendência de que os meios de pagamento online vão continuar a crescer exponencialmente e ganhar cada vez mais a confiança do consumidor. Chegamos a um nível de maturidade no comércio eletrônico que permite atingirmos números significativos na adoção destas ferramentas;, explica Marcelo Coelho, Diretor do MercadoPago.

Vendedores online

Do total de entrevistados nos seis países, 4 em cada 10 (37,7%) venderam produtos e serviços por meio da internet. Destes, 7 em cada 10 (71,7%) utilizaram plataformas de pagamento online para realizar as cobranças. Dos brasileiros, 46% venderam produtos e serviços ao menos uma vez.

Os entrevistados também foram questionados sobre a experiência em usar meios de pagamento online para cobrar suas vendas. A experiência foi muito boa para 64,8% de todos os entrevistados e para 66,5% dos brasileiros. Entre os motivos citados, estão: comodidade (62,3% total e 66,3% brasileiros); rapidez (48,7% total e 49,7% brasileiros) e segurança (34,4% total e 39,2% brasileiros).

Sobre o tíquete médio recebido pelos vendedores, por meio das plataformas online de pagamento, 26,5% dos brasileiros indicaram que fazem transações até R$ 100 e 45% indicaram entre R$ 100 e R$ 500. Quando questionados sobre o valor máximo que estariam dispostos a cobrar em uma venda online, 23,2% dos brasileiros responderam entre R$ 101 e R$ 500 e 37%, mais de R$ 1.500.

No Brasil, os produtos mais vendidos por meio de plataformas online de pagamento são: eletrônicos (53,1%); vestuários e acessórios (16,4%); itens de computação (15,4%); automóveis (15,2%) e livros (10,9%).

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