Economia

Americanos saem às ruas para as compras da Black Friday

Agência France-Presse
postado em 25/11/2011 18:05
NOVA YORK - Uma multidão de americanos se amontoou para fazer bons negócios nas vendas anuais da Black Friday, a ponto de uma consumidora ter espirrado spray de pimenta nos compradores rivais no Wal-Mart. Com barganhas on-line e em lojas de todo o país, a Black Friday marca o começo formal da temporada de compras do fim do ano, esperada por muitos varejistas.

O tradicional frenesi dos compradores pelos descontos gigantes do Wal-Mart saiu do controle em uma loja de Los Angeles, onde uma mulher, que levou a competição a sério demais, usou spray de pimenta contra pelo menos 10 pessoas, informou a polícia local. Também houve relatos na imprensa americana de tiroteios e roubos em Califórnia, Flórida e Carolina do Sul.

A corrida por produtos com grandes descontos é alimentada pelo marketing agressivo. Este ano, muitas lojas começaram suas vendas no feriado nacional de Ação de Graças de quinta-feira, abertas durante toda a noite até sexta-feira.

[SAIBAMAIS]A Sears abriu na manhã do dia de Ação de Graças, quando tradicionalmente as famílias se juntam para reuniões silenciosas, e a Toys R abriu às 10 horas da noite, na quinta-feira. A grande concorrente dos descontos do Wal-Mart, a Target, desagradou seus funcionários ao abrir as portas à meia-noite de quinta-feira, ao invés do tradicional horário de 5 horas da manhã da Black Friday.

Com a nação mergulhada em um pessimismo pós-recessão e a incerteza econômica minando a confiança dos empresários, há esperanças de que a Black Friday deste ano seja a centelha para uma recuperação impulsionada pelo consumo.

Analistas de mercado da empresa SpendingPulse disseram que há potencial para mais de US$ 20 bilhões em vendas. A Blackfriday2011.com, uma câmara de compensação de anúncios de venda, previu 225 milhões de compradores, mais que os 212 milhões de 2010.

Com os gastos de consumo como principal condutor do crescimento dos EUA, o presidente Barack Obama, que concorre à reeleição no próximo ano, espera que muitas pessoas participem do atrapalhado resgate da economia.

Os dados sobre as vendas varejistas de terça-feira dão sinais de otimismo. As vendas varejistas aumentaram 0,5% em outubro, em comparação com setembro, segundo o Departamento de Comércio, superando as expectativas do mercado.

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