Economia

Estados Unidos pedem que UE atue 'agora' e com 'determinação' contra crise

Agência France-Presse
postado em 28/11/2011 16:25
WASHINGTON - A Casa Branca pediu nesta segunda-feira à União Europeia (UE) para que atue com "força e determinação" para resolver sua crise da dívida, num momento em que o presidente Barack Obama se reúne com os dirigentes do bloco europeu em Washington.

"Nossa posição é, e sempre foi, que é muito importante para a Europa atuar com força e determinação para resolver a crise", disse o porta-voz de Obama, Jay Carney, que reiterou que os Estados Unidos consideram que a Europa está à altura do desafio.

Carney falou à imprensa ao mesmo tempo em que Obama se reúne com o presidente da UE, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Barroso.

Obama já manifestou sua preocupação ao ver a crise da dívida avançar com consequências negativas para os Estados Unidos e têm insistido que Europa deve atuar rapidamente.

Esta reunião acontece no mesmo dia em que a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento (OCDE) informou que a Eurozona parece ter entrado em uma "leve recessão", além de revisar para baixo as previsões de crescimento para a UE e Estados Unidos. Após a reunião de dirigentes, a declaração final à imprensa está prevista para às 18H40 GMT (16H40 de Brasília).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação