Economia

Wall Street fecha 6ª feira estável, mas acumula ganhos na semana

Agência France-Presse
postado em 02/12/2011 20:41
NOVA YORK - A Bolsa de Nova terminou a sexta-feira próxima da estabilidade, perdendo fôlego no último pregão da semana. No acumulado dos últimos cinco dias, no entanto, o mercado conseguiu consolidar fortes ganhos.

Segundo cifras definitivas, o Dow Jones perdeu 0,01% nesta sexta-feira, aos 12,019.42 pontos, e o Nasdaq subiu 0,03%, fechando aos 2.626,93 pontos. Já o Standard and Poor;s 500 cedeu 0,02%, fechando aos 1,244.28 pontos.

Na semana, o Dow subiu cerca de 7% (787,64 pontos), seu segundo melhor desempenho da história em mais de um século em termos de pontos.

Em alta pela manhã, Wall Street reduziu seus ganhos ao longo da tarde, passando para o equilíbrio nos minutos finais de negociação. "O importante é que o mercado possui lucros acumulados da semana, mesmo com alguns investidores aproveitando as recentes altas para realizar lucros", disse Peter Cardillo, da Avalon Partners.

Para o analista, a sessão de sexta-feira foi marcada por "expectativas sobre a situação na Europa e números do emprego relativamente bons nos Estados Unidos, que mostram que a economia continua a crescer a um ritmo modesto" em os EUA .

A taxa de desemprego caiu para 8,6% em novembro, seu nível mais baixo desde março de 2009, enquanto os economistas previam que ela permanecesse em 9,0%. Segundo o Departamento de Trabalho, a economia americana criou em novembro 120 mil empregos.

Do outro lado do Atlântico, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que queria reformar a União Monetária Europeia e transformá-la em uma "união fiscal", com regras mais estritas. Na quinta-feira à noite, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, havia dito que seriam precisos novos tratados para "reformular a Europa".

Os dois líderes se reunirão na segunda-feira para trabalhar as propostas a serem apresentadas na reunião de 8 e 9 de dezembro.

No mercado obrigatório, o rendimento dos bônus do Tesouro com vencimento a 10 anos caiu para 2,042%, contra 2,117% na quinta-feira. Já os títulos com vencimento para 30 anos fecharam a 3,036%, contra 3,135% no dia anterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação