Economia

Estados Unidos não possuem a intenção de emprestar mais dinheiro ao FMI

Agência France-Presse
postado em 02/12/2011 23:40
WASHINGTON - Os Estados Unidos não têm a intenção de emprestar mais dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI), disse nesta sexta-feira um alto funcionário do Departamento do Tesouro.

Para os Estados Unidos, o FMI possui recursos suficientes para assegurar sua missão nas condições atuais, explicou o responsável sob anonimato, dias antes da visita à Europa do secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner.

No início de novembro, os chefes de Estado e de governo do G20 - grupo dos 20 países desenvolvidos e emergentes mais ricos do planeta - se comprometeram a velar para que "o FMI continue dispondo dos fundos necessários para continue a desempenhar um papel fundamental no conjunto de seus membros".

Os Estados Unidos se comprometeram em 2009 a aumentar sua linha de crédito no FMI em 100 bilhões de dólares. As dificuldades que atravessa a Europa têm levado muitos países a querer que o FMI aumente seus recursos no caso de que seja preciso sua intervenção em maior escala no velho continente.

Alguns países emergentes, por sua vez, já deram a entender que poderão contribuir com mais recursos ao FMI, mas ainda não houve nenhum empréstimo concreto. O Fundo fez nesta sexta-feira um pedido informal para que o Banco Central Europeu (BCE) lhe empreste capital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação