Economia

Solução de crise da dívida na Grécia é crucial para Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 05/12/2011 12:05
Atenas - O vice-presidente americano, Joe Biden, ressaltou nesta segunda-feira em Atenas a importância de uma saída da crise na Grécia para os Estados Unidos, após se reunir com o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos. "Para os interesses americanos é extremamente importante que a Grécia encontre uma saída para a crise", disse Biden, que fechava em Atenas um giro regional que o levou ao Iraque e à Turquia.

O vice-presidente americano manifestou "satisfação" pelo apoio dado ao novo primeiro-ministro grego, à frente de um governo de coalizão entre socialistas, direita e ultradireita. O novo Executivo grego, formado no dia 11 de novembro, tem como missão assegurar o cumprimento do segundo plano de resgate da Grécia, acordado no fim de outubro pela Eurozona.

Biden mostrou-se otimista dizendo que "os tempos difíceis oferecem oportunidades" e que, se o país continuar enxugando suas finanças, poderá ter uma posição melhor em um ano. "Em meio a esta situação econômica crítica, que vai para além das fronteiras da Grécia e inclusive da Europa, o apoio dos Estados Unidos foi importante, constante e estável. Estou convencido de que podemos contar com este apoio no futuro", declarou Papademos.

A visita de Biden, que chegou no domingo a Atenas, tem por objetivo reafirmar o "apoio" de Washington aos esforços da Grécia e da Eurozona para sair da crise da dívida, indicaram seus serviços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação