postado em 05/12/2011 12:30
Na tentativa de alertar o governo federal sobre as dificuldades de trabalho, servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) convocaram para hoje (5/12) uma série de mobilizações em todo o país. Há mais de 40 anos, quando foi criado, o Incra tinha cerca de 8 mil funcionários. Atualmente o quadro reúne 5,7 mil servidores.A assessoria de imprensa do Incra informou que há temor entre os servidores de redução no número de funcionários nos próximos meses, devido aos pedidos de aposentadoria e licença médica. A estimativa é que a diminuição chegue a 25% do quadro. O diretor da Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi), Reginaldo Aguiar, disse que todos os estados aderiram à greve, com formas diferentes de manifestações.
O objetivo é chamar a atenção das autoridades sobre as condições de trabalho, a necessidade de equiparação salarial dos servidores com os do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a inclusão no Plano de Reestruturação do Incra, além da obtenção de mais apoio às atividades da Fundação Assistencial dos Servidores do Incra.
O Incra é uma autarquia federal, responsável pelas atividades referentes à reforma agrária, administração de terras públicas da União e pela manutenção do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais. Também cabe ao órgão atuar na recuperação da infraestrutura e do desenvolvimento sustentável dos mais de 8 mil assentamentos existentes no país.