Economia

Paris lança o Autolib, serviço de aluguel de carros elétricos

Agência France-Presse
postado em 05/12/2011 17:35
PARIS - Pequenos, silenciosos e com 250 km de autonomia, os ;Bluecar; começaram a circular esta segunda-feira em Paris, a primeira cidade do mundo a disponibilizar um serviço de aluguel de carros elétricos, o Autolib, que visa a revolucionar os hábitos de transporte dos parisienses.

O objetivo do projeto - nos moldes do Velib, o bem-sucedido programa municipal de aluguel de bicicletas de Paris - é conseguir fazer com que os parisienses abram mão de usar os próprios carros ao disponibilizar uma alternativa mais ecológica e acessível para se deslocar pela cidade.

O prefeito da capital francesa, Bertrand Delano;, descreveu este sistema público de aluguel de carros elétricos como "uma revolução" que "melhorará a qualidade de vida" dos cidadãos na cidade.

O Autolib "é para pessoas que talvez já tenham um carro, mas o acham caro, para outros que têm dois carros e na verdade usam apenas um e para aquelas que não têm carro algum, mas precisam de um de vez em quando", explicou Sylvain Marty, encarregada do projeto Autolib em Paris. No total, 300 automóveis elétricos prateados, fabricados pelo grupo Bolloré, e 250 pontos de estacionamento estarão disponíveis a partir de hoje, 180 deles dentro de Paris.

O projeto, que passou por uma fase de testes de dois meses, se estende a 44 locais da região de ;le de France, à qual pertence Paris.

A cada mês se somarão novos veículos à frota existente com a finalidade de que em 2012 haja 3.000 carros disponíveis em 1.200 estações Autolib. Embora já haja vários programas privados de aluguel compartilhado na França, o problema com eles é que os veículos destes sistemas usam gasolina ou, quando muito, são híbridos, e precisam ser devolvidos no ponto de partida.

Já o Autolib conta com carros 100% elétricos e não poluentes. Além disso, podem ser alugados em uma estação e devolvidos em outra qualquer, um princípio que contribuiu para o grande sucesso do Velib, lançado em 2007.

Os ;Bluecar; têm câmbio automático e espaço para quatro pessoas. São equipados com bateria recarregável de metal de lítio e polímeros e um sistema de navegação de posicionamento global (GPS). A velocidade máxima é de 130 km/h.

Segundo estimativas da Prefeitura de Paris, cada ;Bluecar; vai substituir cinco carros particulares. Calcula-se que 70 destes carros vão substituir cerca de 500 automóveis em termos de espaço disponível, consumo de gasolina e redução das emissões de dióxido de carbono. "A meta principal da cidade é combater a contaminação ambiental e estes carros não emitem dióxido de carbono, nem fumaça de escapamento. Tampouco fazem barulho", destacou Marty.

Para alugar um ;Bluecar;, os usuários devem se registrar em um dos pontos de aluguel e devolução. Os que quiserem fazê-lo deverão ter no mínimo 18 anos, apresentar identidade, cartão de crédito e carteira de motorista.

O custo da assinatura ao programa Autolib é de 10 euros por dia, 15 euros por semana ou 144 euros ao ano. A primeira meia hora custa 5 euros e a segunda, 4, em função da assinatura.

Mas nem todos os franceses estão entusiasmados com o Autolib. O grupo ambientalista Amigos da Terra é um dos críticos, pois avalia que estimulará o uso de carros no lugar do transporte coletivo. "Vai reorientar as pessoas que preferem o transporte coletivo para o automóvel," alega a organização, destacando que o Autolib somará 3.000 carros adicionais a uma cidade "cujo espaço público já está saturado desde meio de transporte onipresente e sufocante que é o automóvel".

Falta ver se o Autolib repetirá o sucesso do Velib. Segundo Vincent Bolloré, diretor do grupo empresarial Bolloré, para que o programa Autolib seja rentável, 80.000 pessoas precisam se registrar, o que pode demorar até sete anos.

Durante o período piloto, iniciado em 2 de outubro, se inscreveram cerca de 2.000 pessoas.

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