Economia

Parlamento italiano tem pouco tempo para adotar plano de austeridade

postado em 06/12/2011 20:40
ROMA - O chefe do governo italiano, Mario Monti, afirmou nesta terça-feira à noite que o Parlamento tinha "pouco tempo" para aprovar seu plano de austeridade, adotado no domingo pelo conselho de ministros para evitar que a Itália "não consiga pagar os salários" dos funcionários públicos.

"O Parlamento é soberano, mas o tempo é curto e as margens de manobra são muito limitadas", afirmou Monti em entrevista ao canal público Rai Uno, enquanto julgava "prematuro dizer" se solicitaria a confiança do Parlamento para acelerar o processo.

Os deputados começarão a análise desse plano na quarta-feira e devem ser chamados a adotá-lo em sessão plenária no início da semana que vem. Seguirá posteriormente ao debate no Senado.

O decreto adotado no domingo contém medidas que prevêem cortes de 20 bilhões de euros, incluindo um endurecimento do sistema de aposentadoria, mas também 10 bilhões de euros em investimentos para impulsionar o crescimento.

Monti teve que pedir aos italianos que apertassem o cinto para conseguir o equilíbrio orçamentário em 2013, já que os planos de austeridade de 60 bilhões de euros adotados em julho e em dezembro não bastarão para alcançar essa meta diante da contração da economia italiana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação