Economia

Nova geração do Picanto tem design agressivo e motor flex de três cilindros

Julio Cabral
postado em 08/12/2011 09:14

Antes do anúncio do aumento tributário, a Kia previa vendas de 2.500 carros por mês. Mas, dos R$ 34.900 iniciais, o Picanto passou a custar R$ 39.900 depois do novo IPI para importados. Hoje, com a suspensão do aumento até meados deste mês, o valor parte de R$ 38.150. Ainda assim, isso não apaga o brilho das linhas cunhadas por Peter Schreyer nem o sucesso do carrinho no Brasil. O estilo salvou o Picanto aqui uma vez, já que o original de 2004 só emplacou depois de ser reestilizado em 2007, quando ganhou o jeito de microcarro de desenho animado. As vendas comprovam: de 1.621 carros em 2007 para 9.492 unidades em 2010. Se o estilo fofinho fez sucesso, o atual aposta no contrário. A frente de faróis elevados libera espaço para o para-choque volumoso e esportivo. Os vincos, que partem dos para-lamas, vão subindo até as lanternas. Se a traseira não impressionava, agora as lanternas em bumerangue dão o tom arrojado pretendido.

Concebido como subcompacto, o Picanto cresceu em comprimento e um pouco em distância entre-eixos. O porta-malas pequeno não disfarça a natureza de urbanoide. Para combinar com o estilo mais agressivo, o motor perdeu um cilindro, mas ganhou em rendimento: são 77/80cv de potência e 9,6/10,2kgfm de torque, números bem melhores do que o original somente a gasolina de 61cv e 8,8kgfm, algo explicado em parte pela dieta flex e pela taxa de compressão elevada. Embora incomuns, os três cilindros 1.0 não chegam a ser novidade, vide o Smart Fortwo, sem falar nos antigos Suzuki Swift e DKWs.

O propulsor é pequenino, mas dá conta, no que ajuda o comando variável das válvulas e as trocas de marchas precisas sem hesitações nos engates. É o que basta para batalhar posições no trânsito. Só que não há milagre: para subir ladeiras íngremes, reduções são necessárias. E retomar em quinta marcha não faz parte do vocabulário desse tipo de carro. Melhor que os números é a forma que o tricilíndrico trabalha. Rodando a 100km/h, o motorzinho gira a 3.100rpm, sem quebrar a quietude do habitáculo. Para colaborar na economia, o quadro tem indicador de passagem de marcha com base na velocidade. Se você acelerar demais em segunda marcha, o dispositivo recomenda com otimismo uma quinta. Pena que o computador de bordo tenha ficado de fora.

A direção elétrica progressiva é levíssima em manobras e facilita a tarefa de espremer o Kia em vagas apertadas. Em velocidade, o volante revestido em couro ganha peso e precisão. A suspensão mantém o esquema McPherson na dianteira e eixo de torção atrás, só que com molas mais macias para aumentar o conforto, e estrutura mais rígida para melhor estabilidade em retas e curvas. Colocado à prova, o Picanto contorna bem curvas e não maltrata os ocupantes em pisos irregulares. O acabamento interno não tem rebarbas e a simplicidade é quebrada pelo volante em couro, pelos enxertos de plástico metalizado e pela texturização. Não se encontram botões que não estejam à mão. Com entradas USB e auxiliar no console central, o som tem boa qualidade de reprodução e funcionamento intuitivo. O espaço acomoda bem apenas quatro adultos. Com o banco regulado para um condutor com 1,80m de altura, ainda há espaço (sem folgas) atrás para as pernas de um passageiro com a mesma altura. Todos os ocupantes traseiros contam com cintos de três pontos e encostos de cabeça retráteis que, com o vidro traseiro amplo, deixam a visibilidade livre para trás. FICHA TÉCNICA

Motor

Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 998cm; de cilindrada, que desenvolve 77cv a gasolina e 80cv de etanol de potência máxima a 6.200rpm e 9,6/10,2kgfm de torque a 4.500rpm

Transmissão
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

Suspensões/Rodas/Pneus
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, com eixo de torção / 5 x 14 polegadas (em liga leve) / 165/60 R14

Freios
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira

Dimensões
3,59m de comprimento, 1,59m de largura, 1,49m de altura e 2,38m de entre-eixos

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