Economia

Croácia assina nesta sexta o tratado de adesão à União Europeia

Agência France-Presse
postado em 09/12/2011 08:00
Bruxelas - A Croácia assinou nesta sexta-feira (9) em Bruxelas o tratado de adesão à União Europeia (UE), o que abre o caminho para o país virar o 28; membro do bloco.

Em plena crise da dívida, que demonstra as fortes divisões internas e coloca em risco a sobrevivência do euro, o presidente croata, Ivo Josipovic, e a chefe de Governo croata, Jadranka Kosor, encerraram em Bruxelas um longo processo de negociações - 11 anos - com a a UE com a assinatura do tratado de adesão da antiga república iugoslava.

"É a chave de ouro para nosso reconheocimento internacional", disse a primeira-ministra Kosor.

O presidente da UE, Herman Van Rompuy, e o presidente semestral do bloco, o polonês Donald Tusk, assim como José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, deram as boas-vindas ao 28; membro da UE em um momento turbulento, em particular para a Eurozona, em uma cerimônia na sede do Conselho.

[SAIBAMAIS]Depois da assinatura, os croatas terão que ratificar em um referendo a adesão, antes de uma votação em cada um dos Parlamentos dos 27 membros da UE.

A adesão plena deve acontecer em 1; de julho de 2013.

Depois da Eslovênia, a Croácia é o segundo país da antiga Iugoslávia a integrar a UE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação