Economia

Estados Unidos têm redução do déficit comercial no mês de outubro

Agência France-Presse
postado em 09/12/2011 13:40
Washington - Os Estados Unidos reduziram seu déficit comercial em outubro graças a uma queda das importações mais rápida que a das exportações, segundo dados publicados nesta sexta-feira (9) pelo Departamento de Comércio.

De acordo com dados corrigidos por variações sazonais, o déficit recuou a 43,5 bilhões de dólares, a cota mínima do ano, frente a 44,200 bilhões (cifra revisada) no mês anterior.

Os analistas estimavam que o déficit seria mais elevado e apostavam que a balança comercial se situaria a 44 bilhões de dólares.

Esta queda era relativamente previsível devido ao recuo de 0,6% dos preços dos produtos importados pelos Estados Unidos durante o mês, segundo dados publicados pelo governo em novembro. Por exemplo, o preço médio do barril de petróleo bruto recuou pela primeira vez em seis meses abaixo da barreira dos 100 dólares.

Além disso, o volume das importações caiu, permitindo reduzir o déficit da balança de produtos petroleiros em mais de 8%, a 24,400 bilhões de dólares.

Os Estados Unidos também reduziram suas exportações em outubro, em 0,8%, para 179,200 bilhões de dólares. Esta queda se explica por um recuo das vendas de ouro, jóias e diamantes, enquanto que outros bens americanos foram despachados no mesmo ritmo que o mês anterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação