Economia

Inflação chinesa tem forte retrocesso em novembro, segundo o governo

Agência France-Presse
postado em 09/12/2011 13:40
Pequim - A alta dos preços do consumo na China, principal indicador do nível da inflação, freou com força em novembro, a 4,2% em seu cálculo anual, o seu nível mais baixo desde setembro de 2010, anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas (BNE).

Em outubro, a alta dos preços na segunda economia mundial estava ainda em 5,5%, após alcançar 6,5% em julho.

A desaceleração da inflação começa a distender a política monetária mediante a redução da taxa de reservas obrigatórias dos bancos, o que equivale a permitir que outorguem mais empréstimos em apoio à economia.

O aumento dos preços dos alimentos, um indicador sensível porque afeta principalmente os mais pobres, caiu fortemente, a 8,8% em cálculo anual no mês passado.

Uma inflação menos elevada "se deve principalmente a duas razões: uma base de comparação mais elevada em novembro de 2010 e o recuo em um mês do preço das verduras e da carne", explica o comunicado do BNE.

Agora, a China deve lutar contra uma desaceleração muito forte do aumento de seu crescimento, quando sus exportadores possuem dificuldades vinculadas à crise na Europa e Estados Unidos.

A produção manufatureira, muito dependente das exportações, recuou no mês passado pela primeira vez em 33 meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação