Economia

Macaco hidráulico, furadeira e brinquedos já podem ser alugados

Agência France-Presse
postado em 09/12/2011 18:55
Paris - Macaco hidráulico, furadeira e brinquedos... com a crise econômica, o momento não é o mais propício a acumular objetos nos armários, mas a alugá-los a particulares - uma nova forma de consumo que vem beneficiando as duas partes. Na Europa, o fenômeno da locação torna-se corrente neste período de festas, com os bens podendo ser cedidos por hora, dia, semana e até por mês.

Os sites de relacionamento apresentam cada vez mais pessoas à procura de uma ferramenta, roupa, acessório ou de serviços temporários, o que marca a emergência de um novo "consumo em colaboração". Alexandre Woog, fundador, em 2009, do ;E.loue; constata, em seu site, "um grande número de trocas nos últimos meses. "Preciso de uma furadeira, mas não posso pagar tão caro por uma ferramenta que vou usar durante 12 minutos! Dessa queixa surgiu a ideia de criar um site de troca entre particulares. Este ano, as conexões estão explodindo", felicita-se o ex-banqueiro. "Quanto à locação do macaco hidráulico, que usei para tornar meu blog conhecido, caminha de vento em popa", afirma ele.

"Não posso aumentar o poder de compra das pessoas, mas sim o seu poder de uso", considera. "Temos cerca de 130.000 objetos ;em reserva; no momento. As pessoas podem alugá-los por cerca de 10% de seu preço de compra", comenta.

Se você sonha em dirigir um Ferrari ou sair com uma bolsa Louis Vuitton, pode encontrar no site ;Zilok.com; as informações sobre o aluguel de produtos de luxo. Sophie, por exemplo, anunciou o aluguel de uma filmadora comprada no natal passado. "Em alguns meses, consegui 300 euros", conta a jovem no Zilok.com, site eclético que divulga on-line cerca de 200.000 objetos.

Outros sites são dedicados a uma determinada clientela. O recém-criado ;Mamanlou.com; está voltado para a mulher e o bebê. "Alugando artigos de puericultura e maternidade, poupa-se muito, além de consumir de uma forma inteligente", diz o site. Sylvie acostumou-se a alugar um carro aos finais de semana. "Gostaria de comprar um belo modelo novo, mas vi que as despesas com a manutenção e posse se elevariam a quase 5.000 euros por ano", explica.

No entanto, ela aconselha aos internautas "a não se esquecerem de verificar os documentos, como os seguros pagos, além de pegar uma boa garantia e assinar um contrato de locação".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação