Economia

Planejamento autoriza nomeação de 217 aprovados em concursos públicos

postado em 10/12/2011 08:00
Com a chegada do fim do ano, o governo acelerou o processo de contratações. Somente ontem, o Ministério do Planejamento autorizou 11 órgãos a nomear 217 candidatos aprovados em concursos públicos. Entre as principais instituições, estão a Advocacia-Geral da União (AGU), que poderá convocar três aprovados para o cargo de agente administrativo, e a Defensoria Pública da União (DPU), contemplada com permissão para chamar sete pessoas para os postos de agente administrativo, analista técnico-administrativo e técnico em assuntos educacionais.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por sua vez, poderá preencher 13 vagas de tecnologista em informações geográficas e estatísticas e de analista de planejamento, gestão e infraestrutura. O Ministério da Saúde foi o maior beneficiado: são três vagas de administrador, 51 de agente administrativo, oito de analista técnico-administrativo, duas de arquivista, uma de bibliotecário, três de contador, uma de engenheiro, seis de médico e uma de técnico em contabilidade.

Outros órgãos autorizados a aumentar o quadro de funcionários são o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Denocs), a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) e os ministérios do Trabalho e do Desenvolvimento Agrário. Segundo o Planejamento, as contratações visam substituir as vagas abertas por aprovados nos concursos vigentes que foram chamados, mas desistiram de tomar posse.

O governo também autorizou a convocação de 50 aprovados na primeira etapa do concurso para o cargo de analista de planejamento e orçamento, do quadro de pessoal do próprio Planejamento. Eles farão o curso de formação e, se passarem no treinamento, serão nomeados a partir de janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação