Economia

iTunes deve começar a operar no Brasil a partir da próxima quinta-feira

postado em 10/12/2011 08:06
O país vai ganhar na próxima quinta-feira a versão brasileira de uma das maiores lojas on-line de aplicativos, músicas e vídeos do mundo, a iTunes Store, da Apple. Esse tipo de serviço está causando um verdadeiro rebuliço na indústria de entretenimento, principalmente a fonográfica. Não é por menos. Segundo o último relatório da consultoria Gartner, a comercialização de músicas em formato digital no mundo vai chegar a US$ 6,3 bilhões neste ano e pode alcançar US$ 7,7 bilhões em 2015. Enquanto isso, os tradicionais CDs cada vez mais perdem terreno. A companhia de análise da dados Strategy Analytics aponta que, nos Estados Unidos, as vendas digitais vão ultrapassar as realizadas por meios físicos em 2012.

A chegada da iTunes Store deve contribuir para a substituição dos CDs, que também ocorre no Brasil. De acordo com a Federação da Internacional da Indústria Fonográfica, há 25 sites que vendem músicas no país. Os preços variam de R$ 0,99 por faixa a R$ 30 para álbuns completos. O estudante Igor Xavier, 28 anos, aprova a chegada da loja da Apple ao Brasil. ;Além de fazer uma compra legal, sei que terei uma faixa com boa qualidade de áudio. Quando se faz download de sites gratuitos, pode-se deparar com versões de demonstração ou em processo de finalização e ainda há o risco de se baixar um vírus;, afirma. Atualmente, ele usa uma conta americana e paga em dólar para usufruir dos serviços do iTunes.

No caso da loja brasileira, a promessa da Apple é que as canções mais baratas sejam comercializadas por R$ 1,99. Os varejistas já estariam recebendo os iTunes Gift Cards, cartões-presentes, como os que existem nos Estados Unidos, com créditos de R$ 10, R$ 20 e R$ 40 para comprar tanto músicas como vídeos e aplicativos para os aparelhos da empresa. ;Espero que a Apple deixe disponível na iTunes Store brasileira todo o material da loja americana e acrescente conteúdo nacional;, ressalta Xavier.

Para o estudante Igor Xavier, que usa conta em dólares para baixar conteúdos do site americano, a boa qualidade do áudio é uma das vantagens

Restrições
;O objetivo da venda de músicas on-line é incentivar o mercado fonográfico e os artistas. Há um esforço para levar tudo isso na direção de uma solução que seja boa para o usuário final e as gravadoras. A chegada de mais empresas ao mercado demonstra que a aposta nesse setor está certa;, diz Alexandre Cardoso, diretor de Marketing para América Latina e Estados Unidos do portal Terra, que conta com serviço Sonora, o pioneiro na comercialização de canções no Brasil.

Para Cardoso, todo novo modelo pode ser alvo de críticas .;Isso ocorreu quando o serviço ainda não gerava receita significativa para as gravadoras. Hoje, os álbuns são lançados antes no nosso canal on-line do que em mídia física;, aponta. No entanto, nem todo mundo está feliz com a nova aventura da Apple em terras brasileiras. Para o O DJ Biondo, 35 anos, o problema é que as músicas compradas do iTunes só podem ser tocadas nos dispositivos da empresa. ;O serviço não permite a gravação em CD. Se eu posso reproduzir as faixas do meu iPod, porque não copiá-las em uma outra mídia? O aparelho de som do meu carro não tem entrada USB nem para MP3. Por causa disso, não posso ouvir o que eu comprei?;, questiona. O DJ diz que a novidade não vai mudar a forma como ele adquire músicas on-line. ;Até porque compro de outros sites internacionais, inclusive um canadense que é melhor e mais barato;, afirma.

Também na TV
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou a Apple TV. O dispositivo transforma aparelhos de televisão em centrais multimídias, levando para a telinha todo o conteúdo da iTunes Store, com opções de compra de músicas e filmes. O Apple TV deve ser inaugurado após o anúncio da chegada da loja on-line da Apple ao Brasil.

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