Economia

Cerca de mil funcionários do Facebook receberão mais de US$ 1 milhão cada

postado em 10/12/2011 11:48
Estima-se que Zuckerberg (ao centro), criador da empresa, detenha pouco mais de um quinto de seu capital
San Francisco (EUA) ;
Viajar ao espaço ou iniciar uma expedição arqueológica a ruínas maias perdidas normalmente são coisa de romance de aventuras. Mas para os funcionários do Facebook, esses e outros sonhos estão se tornando mais próximos da realidade, à medida que o maior serviço mundial de redes sociais se aproxima de uma oferta pública inicial bilionária, que pode criar pelo menos mil milionários de uma vez.

A mais aguardada estreia no mercado de ações em 2012 deve estabelecer valor de mercado de até US$ 100 bilhões para o Facebook, o que vai superar todas as demais ofertas de empresas do Vale do Silício ; do Netscape ao Google.

Embora os mercados financeiros fracos possam resultar em adiamento ou redução no valor de qualquer oferta pública inicial, até os mais conservadores entre os observadores do mercado acreditam que o Facebook esteja destinado a estabelecer um novo patamar em uma região conhecida pela criação de fortunas. Até mesmo os mais humildes funcionários deverão colher milhões de dólares em lucros.

Generosidade

Mas a riqueza também beneficiará engenheiros, vendedores e outros funcionários contratados mais tarde, já que a maioria recebe salários e mais alguma forma de remuneração relacionada a ações.

O quadro de funcionários da empresa subiu de 700 no final de 2008 para mais de 3 mil hoje.

Dado seu uso generoso de opções de ações como forma de remuneração, no passado, pessoas conhecedoras do Facebook dizem que, mesmo sob uma estimativa conservadora, pode haver mais de mil pessoas destinadas a receber mais de 1 milhão de dólares em ganhos quando a empresa abrir seu capital.

;Haverá milhares de milionários;, disse um antigo funcionário do departamento de recursos humanos do Facebook, que não permitiu que seu nome fosse revelado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação