postado em 13/12/2011 11:59
A confiança do empresário da Construção Civil derreteu diante do cenário internacional turbulento e da possibilidade do Brasil ser contagiado pela crise. Para todos os segmentos do setor, a confiança caiu ao menor nível desde setembro de 2010 -- também o menor patamar já registrado. A sondagem da Construção, feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com o Banco Central, mostra ainda que o otimismo em relação a situação atual do setor caiu 13,5% comparado a novembro de 2010. As expectativas em relação ao futuro também despencaram -- nessa mesma base de comparação, o recuo foi de 6,9%.
Túlio Maciel, chefe do Departamento Econômico do BC, explica que apesar da queda na confiança ela ainda não chegou a um nível de pessimismo. Segundo ele, a pesquisa mede a confiança dos empresários por meio de pontos e, enquanto eles estiverem acima de 100, significa que o setor ainda está em crescimento.
[SAIBAMAIS]"Mesmo com a queda da confiança a perspectiva é favorável, os dados indicam que o setor está em crescimento, mas em um ritmo menor", avaliou Maciel. Ou seja, mesmo com a queda, a confiança na construção civil ainda está em um nível positivo, fechou novembro em 125,1 pontos.