Agência France-Presse
postado em 13/12/2011 19:48
WASHINGTON - O Fundo Monetário Internacional (FMI) negou, nesta terça-feira (13/12), que negocie um segundo crédito para socorrer a Grécia, pouco depois de o ministro das Finanças grego dizer que há discussões em andamento sobre um novo financiamento.O chefe da missão do FMI na Grécia, Poul Thomsen, disse em teleconferência, de Atenas, que as negociações iniciadas na segunda-feira não têm o propósito de discutir um novo empréstimo. "A missão não é para discutir um novo programa (de crédito). Não há solicitação de um novo programa", afirmou Thomsen.
Na segunda-feira, o ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, disse que queria estabelecer as bases de um compromisso da "troika" (FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) sobre o novo plano de financiamento de 89 bilhões de euros antes do final de janeiro.
Venizelos acrescentou que as negociações formais começariam depois das festas de fim de ano. Mas, segundo o representante do FMI, o organismo segue trabalhando dentro do empréstimo de 30 bilhões de euros, seguindo o acordo com o país europeu de maio de 2010. "Temos um programa vigente e planejamos continuar apoiando a Grécia. Não pedi nenhum novo programa", acrescentou Thomsen.