Agência France-Presse
postado em 14/12/2011 11:39
Noba Délhi - A Associação Olímpica da Índia (IAO) informou nesta quarta-feira (14) que pretende pedir oficialmente aos organizadores das Olimpíadas de Londres que retirem a Dow Chemical de sua lista de patrocinadores, alegando o envolvimento do grupo americano no desastre industrial de Bhopal em 1984."Vamos expressar nosso desacordo aos organizadores das Olimpíadas e pedir a retirada de Dow Chemical da lista de patrocinadores do evento, pelo papel inaceitável que a empresa desempenhou durante a tragédia de Bhopal", declarou um responsável da IAO Vijay Kumar Malhotra.
A catástrofe de Bhopal foi um dos piores desastres indústriais da história, fazendo dezenas de milhares de vítimas nesta cidade do centro da Índia após um vazamento de gaz tóxico da usina da empresa americana Union Carbide.
Dow Chemical, que comprou a usina em 1999, alega que suas responsabilidades foram descartas desde um acordo firmado com o governo indiano em 1989, pelo qual a empresa pagaria 470 milhões de dólares de indenização em troca do arquivamento das ações na justiça.
De acordo com Vijay Kumar Malhotra, a IAO abordará o assunto com os organizadores das Olimpíadas de Londres durante uma reunião de dois dias que começará nesta quinta-feira.
O dirigente também explicou que tinha recebido uma petição com 11.000 assinaturas em solidariedade às vítimas da tragédia de Bhopal.