Agência France-Presse
postado em 21/12/2011 14:11
Oslo - A Noruega ofertou nesta quarta-feira (21) 7 bilhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para que combata a crise da dívida na Eurozona, disse o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, em sua coletiva de imprensa semestral.Na segunda-feira, os países da Eurozona chegaram a um acordo para injetar no FMI 150 bilhões de euros adicionais, sob a forma de empréstimos bilaterais, para aumentar a caixa da instituição.
O objetivo fixado na última reunião europeia de 8 e 9 de dezembro é atingir uma soma total de 200 bilhões de euros, contando as participações de outros países europeus exteriores a Eurozona.
"É de nosso interesse que se restaure a ordem na economia internacional e que a Europa saia da crise na qual se encontra atualmente", disse Stoltenberg.
A Noruega não é membro da União Europeia, mas a maior parte de suas exportações é destinada a ela.
A economia norueguesa continua crescendo de maneira vigorosa devido aos investimentos no setor petroleiro, mas o país escandinavo têm demonstrado forte preocupação com relação aos problemas econômicos de seus sócios europeus.