postado em 04/01/2012 08:17
O governo deu sinais claros de que vai mesmo voltar às contratações de servidores em 2012. Ontem, foram publicadas as normas para a seleção de 30 profissionais para a carreira de diplomata, com salário inicial de R$ 12.962,12. As vagas para o Instituto Rio Branco fazem parte de um total de 1.293 postos do Ministério das Relações Exteriores com abertura prevista para o primeiro semestre. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília, foi escolhido como o organizador do certame. Não há data definida para publicar o edital.O último concurso do Itaramaty para a carreira de diplomata, no ano passado, ofereceu 26 vagas e também foi organizado pelo Cespe/UnB. Ao todo, houve inscrições de 7.180 candidatos. Entre suas atribuições, o diplomata representa, negocia, informa e protege os interesses brasileiros no exterior.
O Itamaraty informou que ainda estabelecerá uma reserva de vagas na primeira fase para candidatos afrodescendentes. De acordo com as primeiras regras do concurso, o processo seletivo será constituído por quatro fases.
A primeira, com caráter eliminatório e classificatório, será composta por uma prova objetiva com conteúdos de português, história do Brasil e mundial, geografia, política internacional e inglês, além de noções de economia, direito e direito internacional público. Os candidatos classificados nessa etapa farão uma prova discursiva, também eliminatória e classificatória, de português.
Na terceira fase, os candidatos serão cobrados quanto às matérias específicas da profissão. Na avaliação dos professores da área, essa será a etapa com maior peso no certame. Ao todo, serão seis provas discursivas sobre os conteúdos já cobrados na primeira fase.
A última etapa do certame terá caráter exclusivamente classificatório. Nela, os alunos mostrarão conhecimentos de
espanhol e de francês. Cada uma das provas terá peso equivalente à metade do peso dos exames da terceira fase.
Estratégia
Mas, na visão dos especialistas, a oferta de muitas vagas no serviço público, incluídas as recém-anunciadas para o Itamaraty, não é garantia para o sucesso na aprovação. Para conseguir o tão desejado cargo de diplomata, é preciso muita dedicação e
horas de estudos. O professor de inglês e redação da JB Concursos, João Henrique Costa, alertou que para o candidato aumentar suas chances de sucesso é preciso seguir uma rotina. O aluno deve traçar metas semanais até o dia da prova. ;Com o planejamento, ele (o candidato) saberá o que estudar e, com isso, não perderá tempo;, observou.
Outra indicação é procurar gravar as aulas dos cursos preparatórios. ;Muitas vezes, o aluno perde alguma informação importante que, no futuro, pode fazer a diferença. É aconselhável que ele leve um gravador para poder ouvir novamente o conteúdo e fixá-lo de uma maneira melhor;, disse Costa. O professor sugere também que os alunos estudem, no mínimo, seis horas por dia. Com o passar dos dias, ele pode ir aumentando de 30 em 30 minutos a carga horária dedicada aos livros.
Especialista em política internacional pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, Rodrigo Jerônimo lista alguns tópicos que serão naturalmente cobrados nas provas. A crise econômica global, as questões do euro, a corrida presidencial norte-americana, os problemas bélicos do Irã e, por fim, o panorama econômico traçado pelo Brasil em 2011 são boas dicas. ;Se o candidato prestar atenção nesses assuntos, certamente terá chances de um bom resultado;, assegurou.
Fique atento
Saem os primeiros detalhes do certame para o Itamaraty
Seleção Ministério das Relações Exteriores
Cargo Diplomata
Vagas 30
Salário inicial R$ 12.962,12
Fonte: Diário Oficial da União