postado em 04/01/2012 11:21
A Ford apresentou em primeira mão nesta quarta-feira (4/1) em Brasília, em um evento para a imprensa e políticos, a nova geração do SUV EcoSport, o primeiro carro produzido por aqui que serviu de modelo para outros mercados no mundo. O veículo deve ser lançado oficialmente em junho e vai ser produzido na fábrica de Camaçari (BA), que também será responsável pela exportação para toda a América do Sul. Simultaneamente a apresentação em Brasília, a empresa mostrou o SUV no Salão do Automóvel de Nova Déli.
A empresa vai investir até 2015 R$ 4,5 bilhões no Brasil, sendo que R$ 2,8 bilhões serão investidos na região nordeste. A Ford, no entanto, não revelou quanto desse montante foi direcionado para a concepção do EcoSport."A indústria brasileira tem o potencial de continuar crescendo de acordo com o PIB. O setor automotivo cresceu na faixa de 15% a 16% ao longo de cinco anos. No ano passado, tivemos mais de 6 milhões de veículos vendidos. A indústria evoluiu muito", afirmou Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
"O Brasil está preparado, com as contas externas muito fortalecidas, as públicas melhoraram, podemos baixar impostos e manter o crédito forte. Por isso, o país vai crescer, agora com qualidade. Somos o quinto mercado da indústria automotiva. Para esse lançamento temos participação brasileira no design, plataforma e engenharia", disse Aloizio Mercadante, ministro da Ciência e Tecnologia. Além do Brasil, o EcoSport será produzido na Índia e na Tailândia.
Design
As mudanças no desenho do EcoSport começam com uma grade frontal mais agressiva e linhas laterais e traseiras que lembram alguns carros coreanos. O modelo apresentado em Brasília é apenas um protótipo, por isso, ainda não é possível quais foram as mudanças sofridas no interior do carro.
A chegada do utilitário esportivo faz parte do plano da empresa para fabricar modelos globais até 2015. Para isso, a montadora vai segmentar a fabricação de veículos, fazendo com que cada país produza os tipos de carros mais desejados pelo público local. Assim, o Brasil estará focada em montar veículos pequenos; os Estados Unidos, os de porte maior; as fábricas na Europa ficarão com os médios; e os asiáticos com as picapes.
Para 2012, a Ford planeja lançar ainda mais dois carros, seguindo o plano de ter automóveis globais. Até agora, o New Fiesta nas versões sedã e hatch foram os primeiros a terem esse título no Brasil.