Economia

Fabricantes de veículos apostam em versões despojadas e baratas

postado em 05/01/2012 09:00
; Marcello Oliveira

Ao retornar de uma viagem pela Itália, em 2006, a decoradora de festas Maria Lúcia Cançado trouxe na bagagem a paixão pelo pequeno Smart fortwo. ;Vi o carro em Florença e fiquei impressionada com o desenho e a praticidade no trânsito;, disse. Naquela época, os brasileiros desconheciam os compactos de nicho, muito comuns na Europa.

Focando no público mais jovem e disposto a gastar mais, a Audi trouxe ao Brasil o A1, apostando no sucesso do segmento. ;Nosso modelo mais barato era o A3 Sport, comercializado por R$ 110 mil, e o A1 veio para atender as vontades de um novo público que queria o primeiro carro de luxo;, explica o diretor de marketing e vendas da Audi do Brasil, Leandro Radomile. Apesar de mirar os jovens, o A1 acabou agradando também aos homens com mais de 40 anos.

Com as vendas iniciadas ano passado, o pequeno Audi com 3,95m de comprimento conseguiu a marca de 450 unidades vendidas em 60 dias. A meta, segundo o fabricante, é de fechar o ano com 2,5 mil veículos comercializados (até o fechamento edição, não havia números finais). Custando R$ 90 mil, o modelo de entrada da Audi no Brasil não passa despercebido pelas ruas, característica de carros diferenciados. Mas os números da marca alemã mostram que esse nicho está em expansão.

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O segmento dos compactos de nicho no Brasil já tem opções como o Fiat 500, o smart fortwo e o Mini Cooper. Antes disso, somente o Volkswagen New Beetle representava a classe no Brasil, vendido em nosso mercado desde o início da década. Houve crescimento nas vendas de todos esses modelos, confirmando a aceitação do setor.

O Mini Cooper comercializou 1.635 unidades em 2010, um crescimento de 68,4% em relação ao ano anterior. Em 2011, passou das 1,8 mil unidades. O Smart fortwo vendeu mais 38,8% no mesmo período e o Fiat 500, 106,7%, considerando que o modelo foi lançado em outubro de 2010.

No fim de agosto passado, entretanto, o 500 virou ;mexicano;, e passou a ser vendido no Brasil a partir de R$ 39,9 mil (ele era importado da Polônia). Agora, é o compacto de nicho mais barato à venda no mercado. Um mês depois, dados da Fenabrave confirmam o que já era esperado: apenas em setembro, o pequeno contabilizou 1.076 unidades.

Quando chegou oficialmente ao Brasil, em 2008, a Mini oferecia a versão de entrada por R$ 92 mil. Há dois meses, as concessionárias da marca no Brasil vendem o Mini One, versão com uma lista mais magra de itens e com preço ;mais em conta; (R$ 22 mil mais barato), mas com o desenho que leva o DNA da Mini ; o mais importante para muitos consumidores da marca. Para ser vendido por R$ 69.950, o Mini deixou de oferecer ar-condicionado digital e acabamento mais requintado, porém ainda manteve equipamentos importantes para a segurança, como os seis airbags, freios ABS e controle de estabilidade.

Para ficar mais competitivo, sem deixar a identidade visual de lado, o smart fortwo agora tem uma versão de entrada, que custa R$ 49,9 mil. Se você pensa em luxo, esqueça, pois o carrinho tem acabamento mais simples para justificar o preço. O maior diferencial do fortwo é o sistema que desliga o motor automaticamente assim que o veículo para. O start/stop dessa versão, chamada de micro hybrid drive (mhd), faz o carro consumir até 19% menos combustível, segundo a marca. Os modelos mais caros, entretanto, podem chegar a R$ 99,9 mil (versão Brabus 98cv turbo cabrio).

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