Economia

Com estilo esportivo, a perua ATC tem tudo para virar carro de produção

postado em 05/01/2012 09:27
Quem foi que disse que as peruas estão fora de moda? Elas podem até ter sumido do cenário automotivo nos últimos anos, perdendo força para os crossovers e utilitários-esportivos. Mas, quando menos se espera, ressurgem em grande estilo. Um bom exemplo é a Subaru Advanced Tourer Concept, ou simplesmente ATC, que foi apresentada como conceito no Salão de Tóquio. Com estilo esportivo, a perua tem tudo para virar carro de produção, como o primeiro híbrido da marca.

A perua Subaru ATC possui um desenho agressivo, com frente extremamente robusta, marcada por vincos acentuados e ampla grade com moldura cromada. Os faróis de formas retilíneas usam luzes de LED. Com teto baixo e linha de cintura elevada, a perua tem portas dianteiras ao estilo tesoura, que se abrem para cima, e traseiras do tipo suicida, que se abrem para trás. A traseira segue o estilo futurista do conceito, com grandes lanternas horizontais e enormes saídas de escapamento nas extremidades do para-choque.

O Subaru ATC tem design agressivo: frente robusta, vincos acentuados e grade com moldura cromada

O teto da perua é completamente envidraçado, favorecendo a luminosidade e ampliando a sensação de espaço. O modelo tem 4,58m de comprimento e capacidade para quatro pessoas, que se acomodam confortavelmente em bancos individuais. O interior é sofisticado, com abuso no uso de madeiras e metais no acabamento. Um monitor acoplado ao volante permite acesso à internet, GPS, mapas, som e TV. Mas tudo de maneira bem fácil, para não desviar a atenção do motorista.

A tecnologia é um dos pontos fortes do Subaru ATC, que conta com sistema EyeSight, que detecta objetos ou pessoas na frente do veículo. O dispositivo faz com que o carro pare quando a diferença de velocidade entre ele e o objeto de colisão for de até 30km/h. Mas, se a velocidade entre eles for superior, o EyeSight reduz a do veículo.

O Subaru ATC é um híbrido equipado com motor 1.6 boxer, com injeção direta de combustível, e outro elétrico, alimentado por baterias de lítio. Com tração integral e transmissão CVT, a perua pode se movimentar em baixas velocidades apenas com o propulsor elétrico. Apesar de parecer muito futurista, o Subaru ATC deve chegar ao mercado mundial em 2013.

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