Paulo Eduardo
postado em 05/01/2012 09:27
O Palio, com a adoção de um manequim maior, torna agradável a vida a bordo. Poucos carros médios oferecem conforto para três ocupantes no banco traseiro: no Palio, dois adultos de estatura elevada viajam confortavelmente atrás. Se o espaço interno chama a atenção de imediato, as linhas da carroceria estão longe de empolgar e ficam no atual lugar-comum da Fiat, à exceção do Uno. Visto de frente, o carro lembra Punto e Bravo. As lanternas traseiras enormes seguem essa tendência e não são bonitas. O barrado escuro no para-choque, onde fica a placa de licença, não deixa a traseira caída. A versão Sporting é caracterizada por alguns adereços esportivos externos, como a ponteira dupla cromada. No interior, prevalece o exagero do vermelho em apliques diversos, incluindo os apoios de cabeça. Porém, agradam ao público. O que pode desagradar as mulheres é a calibragem pesada da direção. O Palio sempre foi criticado pela direção leve demais e com pouca sensibilidade em alta, mas nesta versão ficou pesada, apesar de estar coerente com o apelo esportivo.
A suspensão, por sua vez, ficou muito bem acertada e deixa o carro à vontade nas curvas. Os pneus de perfil baixo transferem um pouco as imperfeições do piso para o habitáculo, mas suspensão firme é assim. Por isso, o comportamento dinâmico é previsível em todas as situações. Os freios são muito eficientes.
Espaço
Os bancos prendem bem o corpo do motorista e a maioria dos comandos está ao alcance das mãos. O motor 1.6 dá bom desempenho ao carro e a Fiat declara aceleração até 100km/h em menos de 10 segundos, o que caracteriza esportividade. Porém, falta torque abaixo de 2.000rpm. Incomoda ainda a imprecisão quando se engatam rápido as marchas e a necessidade de esperar três segundos para colocar marcha a ré sem arranhar. O consumo de gasolina na cidade variou de 7 a 8km/l com gasolina e de 5 a 6km/l com etanol. Na estrada, o computador de bordo registrou médias de 12 a 14 km/l com gasolina e de 8 a 9km/l com etanol.
Se o espaço interno melhorou, a capacidade do porta-malas permanece inalterada em relação à geração anterior. Está dentro da média, mas exige paciência na arrumação da bagagem da família.
Avaliação técnica
Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura é boa. As portas têm montagem razoável. A tampa traseira está descentralizada e desalinhada no lado esquerdo superior. O capô está descentralizado. O acabamento plástico que envolve toda a parte inferior da carroceria e curvatura dos para-lamas tem boa montagem, assim como a aplicação de adesivos.
Vão do motor
A área do vão é pequena, o que limita o acesso à manutenção a vários componentes. O resultado da insonorização em relação ao habitáculo é aceitável.
Altura do solo
Toda a zona inferior do motopropulsor é protegida por chapa em aço vazada. Não ocorreram interferências significativas com o solo numa condução mais prudente do veículo sobre piso irregular, quebra-molas e saídas de garagem com desnível.
Climatização
A caixa de ar está mal vedada, permitindo a condensação da base inferior central do para-brisa pelo difusor superior do painel, mesmo quando vedado o direcionamento do fluxo. A caixa de ar tem quatro velocidades e cinco opções de direcionamento. Os difusores de ar do painel têm formato circular e giram 360;, têm boa vazão e a rumorosidade de funcionamento é aceitável, mas não há difusor específico para os passageiros de trás.
Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico em geral. O ABS tem boa calibração e sensibilidade. O freio de estacionamento atuou com precisão. Numa condução mais esportiva obteve boa desaceleração com manutenção da trajetória, e afundamento aceitável do trem dianteiro.
Câmbio
As relações de marchas/ diferencial atendem razoavelmente na dirigibilidade no uso misto em função do peso do veículo e da curva do motor. A qualidade de engate não é boa em precisão na marcha a ré.
Motor
A performance é boa, com aceleração e retomadas de velocidade satisfatórias. Com ar-condicionado ligado e carga útil de 400kg ainda tem um rendimento razoável. A baixo regime de rotação (torque máximo 4.500rpm) e utilizando a marcha correta, satisfaz na dirigibilidade.
Vedação
Boa contra água.
Nível interno de ruídos
O habitáculo não é silencioso sobre piso de terra, asfalto ruim e paralelepípedo, principalmente no painel e quadro de instrumentos. O efeito aerodinâmico é contido até 100km/h e é crescente com a velocidade.
Suspensão
O conforto de marcha tem definição razoável e a estabilidade é boa no uso em geral pela precisão em curvas e pouca inclinação da carroceria.
Direção
O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno são muito boas. A coluna de direção tem ajuste em altura com bom curso. É boa a precisão na reta e em curvas.
Estepe/macaco
O estepe tem roda e pneu (175/65 R15 85T) diferentes dos de uso (195/55 R16 87V). Está acondicionado no fundo do assoalho dentro do porta-malas. O kit de troca está encaixado dentro do aro e tem porca autoadaptadora antifurto. Ao ter que utilizar o estepe numa viagem, o ritmo e o comportamento dinâmico do veículo terão alterações. O conjunto (roda/pneu de uso) danificado não encaixa bem no assoalho, além de desnivelar bem mais o carpete que o encobre, diminuindo bastante o volume do porta-malas. A operação de troca é normal.
Iluminação
Tem sensor crepuscular (opcional). Há luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas. Os faróis têm duplo refletor e auxílio de faróis de neblina embutidos no para-choque, mas não dispõem de ajuste elétrico em altura (é fácil a alteração no corpo dos faróis), com bom resultado em iluminação no baixo/alto.
Limpador de para-brisa
O sistema de limpeza é bom no para-brisa e no vidro traseiro, com boas palhetas, esguichos de boa vazão e campo de visão satisfatórios. Há sensor de chuva, e o acesso ao reservatório d;água dentro do vão motor é aceitável.
Alarme
O sistema é completo, com chave tipo canivete codificada (as teclas emborrachadas inseridas nela terão vida útil limitada) e proteção perimétrica/volumétrica (acessórios Fiat). Todas as portas têm função de um toque para subir/descer o vidro, e o sistema antiesmagamento atuou com precisão.
Volume do porta-malas
O declarado é 290 litros, e o encontrado foi 250 litros, com a tampa do bagagito fechada e o banco traseiro na posição normal.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, flex, 1.598cm; de cilindrada, 16 válvulas, de potência máximas de 115cv (g) e 117cv (e) a 5.500rpm e torques máximos de 16,2kgfm (g) e 16,8kgfm (e) a 4.500rpm
Transmissão
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades
Capacidades
Tanque, 48 litros; porta-malas ***, 250 litros
Peso
1.090 quilos
Desempenho
Velocidade máxima (km/h)** 191(g) e 193 (e); Aceleração até 100km/h (s)** 9,9 (g) e 9,8 (e)
Consumo (km/l)**
Cidade 11,7 (g) e 8,1 (e); Estrada 16,4 (g) e 11,1 (e)
** Dados dos fabricantes
*** Medição do caderno Veículos
Quanto custa?
R$ 39.990 preço sugerido do Fiat Palio Sporting 1.6;
R$ 45.777 com todos os opcionais;
R$ 30.990 versões Attractive 1.0;
R$ 34.290 Attractive 1.4;
R$ 37.990 Essence 1.6;
R$ 40.490 Dualogic;
R$ 42.490 Sporting 1.6 Dualogic.
Notas
Desempenho - 9
Espaço interno - 8
Porta-malas - 5
Suspensão/direção - 7
Conforto/ergonomia - 7
Itens de série/opcionais - 8
Segurança - 8
Estilo - 7
Consumo - 8
Tecnologia - 8
Acabamento - 7
Custo/benefício - 8