Economia

Brasileiros gastam mais com reforço na despensa e lazer durante as férias

postado em 06/01/2012 14:51
O reforço na despensa e no lazer durante as férias escolares vai pesar caro no bolso dos brasileiros. Um levantamento elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que o preço dos produtos e serviços mais procurados no período, tais como sorvete, hotéis e passagem aérea subiu acima da inflação. Os serviços típicos das férias ficaram 8,83% mais caros, 2,27 pontos percentuais acima da inflação média para o período (6,36%) na medição do Índide de Preços ao Consumidor (IPC/FGV).

Entre os vilões estão itens de alimentação preferidos por crianças e adolescentes como sorvete (16,97%), batata frita (14,13%) e iogurte (11,74%). No segmento de serviços serviços apresentaram alta expressiva a passagem aérea (18,17%), os hotéis (12,35%), teatros (10,64%) e clubes (10%). O economista André Braz, organizador da pesquisa, orienta que as famílias planejem com antecedência as finanças domésticas para acomodar as despesas extras para evitar surpresas desagradáveis. "Como as férias são previsíveis, deve-se fazer alguma provisão financeira para evitar gastos exagerados em um pequeno e determinado período de tempo", ponderou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação