Jornal Correio Braziliense

Economia

Governo apura prejuízos com safras e discute proteção aos produtores

Os ministérios da Agricultura e da Fazenda vão apurar os prejuízos da quebra de safra causada por secas e enchentes no país para colocar em prática mecanismos de proteção aos produtores, como a prorrogação de dívidas rurais e o pagamento de indenizações para quem contratou o seguro rural.

Segundo o Ministério da Agricultura, também foi discutida em reunião interministerial feita hoje (9) a criação de novos mecanismos de proteção aos produtores rurais que tenham sua renda afetada por situações de emergência.

O encontro ocorreu na Casa Civil e teve a presença dos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, do interino da Fazenda, Nelson Barbosa, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. De acordo com Mendes Ribeiro, ;novos mecanismos de socorro; serão buscados com ;a maior rapidez possível; para beneficiar tantos os produtores com capacidade de pagamento quanto os que enfrentam dificuldades para quitar seus financiamentos ou tiveram alguma perda de infraestrutura.

Neste início de ano, o excesso de chuvas está afetando os estados do Sudeste, principalmente Minas Gerais. Já a falta de chuvas traz prejuízos a produtores rurais do Nordeste e do Sul, onde diversos municípios decretaram situação de emergência.