Agência France-Presse
postado em 11/01/2012 19:23
WASHINGTON - A economia americana continuou crescendo nas últimas semanas, mas a um ritmo moderado no "melhor dos casos", revela nesta quarta-feira o Federal Reserve em seu relatório sobre a conjuntura conhecido como o Livro Bege, prévio à reunião de política monetária em janeiro.O Livro Bege destaca que relatórios de todo o país "sugerem que a atividade econômica nacional se expande a um ritmo de modesto a moderado".
O Banco Central americano aponta ainda que "segue ocorrendo um progresso na situação econômica, como o verificado nos últimos meses", e que na maior parte dos Estados há uma "conjuntura mais favorável" que a verificada no terceiro trimestre de 2011.
Segundo o Federal Reserve, os gastos de consumo, que respondem por mais de dois terços do PIB dos Estados Unidos, subiram na maioria dos Estados, o que revela uma "forte alta" nas compras de Natal no varejo em relação ao ano anterior.
"A demanda por serviços financeiros segue crescendo" e a atividade manufatureira, principal motor da recuperação econômica iniciada há dois anos, "permanece progredindo em seu conjunto, mas ocorreu uma desaceleração em alguns setores, como o de produtos tecnológicos", destaca o Livro Bege.
O relatório do Fed confirma que o mercado imobiliário permanece como o principal ponto negativo da economia nos Estados Unidos, e que a elevação dos salários foi mínima devido ao fato de que "as contratações permanentes foram limitadas na maioria dos Estados" e que o número de desempregados segue elevado.