Economia

Presidente do IIF viaja a Atenas na quinta-feira para reunir-se com governo

Agência France-Presse
postado em 11/01/2012 19:32
ATENAS- Charles Dallara, presidente do Instituto Internacional de Finanças (IIF), que dirige a negociação dos bancos com o governo grego sobre a reestruturação da dívida, se reunirá na quinta-feira com o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, e o titular de Finanças, Evangelos Venizelos, informaram várias fontes.

A visita de Dallara, anunciada também pelo IIF e confirmada por uma fonte governamental, acontece num momento de delicadas negociações sobre o acordo denominado "PSI" (Private Sector Involvement) para que os bancos com títulos da dívida soberana grega aceitem renunciar a cerca de 100 bilhões de euros em dívida.

"Continuamos com o objetivo de firmar um acordo de desendividamento do país antes de que a troika de credores chegue a Atenas na próxima semana, mas o ambiente é febril", disse uma fonte próxima às negociações.

"Temos discutido durante as 24 horas do dia neste momento em busca da melhor equação, mas sentimos que a hostilidade tem crescido", disse a fonte, em referência às resistências dos especuladores que apostaram no default da Grécia.

"A hostilidade não vem dos bancos e instituições, mas sim dos operadores de mercado que não possuem dívida grega e que apostaram na quebra da Grécia e da zona do euro", afirmou.

Segundo esta fonte, muitos operadores compraram produtos financeiros que devem apresentar ganhos caso o euro recue, o que deve acontecer no caso de quebra da Grécia. Além disso, os que investiram nos seguros contra default, CDS, também são contra a ajuda, o que tem contribuído para a criação de uma forte volatilidade nos mercados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação