Economia

Celulares importados terão que ter licença prévia para entrar no Brasil

postado em 12/01/2012 18:44

Preocupado com a invasão no mercado brasileiro de celulares desprovidos dos pré-requisitos mínimos de segurança e qualidade, o governo irá exigir dos importadores que o licenciamento desses aparelhos seja feito antes que eles entrem em território nacional. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, explicou que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) irá autorizar em sua próxima reunião ; marcada para o dia 25 ; que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a exija a licença prévia dos dispositivos.


Segundo Pimentel, o modelo atual, em que a autorização é dada já no Brasil, apresenta maior probabilidade de fraudes. O acordo foi fechado nesta quinta-feira (12/01), em reunião com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que abriu uma exceção nas férias para tratar do assunto. O MDIC também estuda incluir os celulares na lista de produtos da linha cinza, para a qual há maior rigor nos critérios de importação. Em uma segunda etapa, o Ministério das Comunicações iniciará conversas com as operadoras de telefonia para que elas não habilitem aparelhos que não seguirem os critérios de qualidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação