Agência France-Presse
postado em 18/01/2012 19:30
WASHINGTON - Quase um em cada três americanos considera que está em pior situação financeira desde a chegada de Barack Obama à Casa Branca há três anos, segundo uma pesquisa publicada nesta quarta-feira.De acordo com a pesquisa, realizada pelo The Washington Post e pela rede de televisão ABC, 30% dos americanos consideram que sua situação financeira está pior atualmente do que em janeiro de 2009, quando Obama assumiu.
No entanto, cerca de 15% consideram que estão mais endividados agora do que há três anos, enquanto que 54% acreditam que seu nível de vida não sofreu alterações.
A sondagem revela que 54% dos consultados atribuíram seus problemas econômicos e financeiros à política conduzida pelo antecessor de Obama, George W. Bush, contra 29% que acusam o atual mandatário.
Cerca de 9% acreditam que a responsabilidade é dos dois, e 6%, que nem um nem outro são culpados.
Os Estados Unidos sofreram a partir do outono de 2008 a pior recessão desde a Grande Depressão da década de 1930. Em outubro de 2009, a taxa de desemprego havia saltado para 10% da população economicamente ativa. Em dezembro passado, esse índice voltou a cair a 8,5%.
A pesquisa do The Washington Post e da ABC foi realizada por meio de pesquisas por telefone feitas com 1.000 adultos entre 12 e 15 de janeiro e tem uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais.