Economia

Comissário europeu diz que Grécia e credores estão perto de acordo

postado em 27/01/2012 12:12
O comissário europeu para os Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn, disse hoje (27) que a Grécia e credores privados estão perto de chegar a um acordo sobre a dívida do país. Rehn disse esperar que o acordo seja fechado este fim de semana.

;Estamos muito perto. Eles estão prestes a chegar a acordo, se não hoje, talvez durante o fim de semana, de preferência em janeiro, antes de fevereiro;, disse em um debate na Conferência do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

No mesmo debate, Wolfgang Schaeuble, ministro das Finanças da Alemanha, afirmou que Berlim não espera que a Grécia deixe de pagar credores, mas frisou a importância de o país reduzir a a dívida pública para no máximo 120% do Produto Interno Bruto (PIB). ;Não esperamos a falência da Grécia. Sei que a maioria dos participantes [no painel] espera isso, há muito tempo, mas eu não espero. Tenho a certeza de que todos estão prontos para fazer o que foi acordado;, referiu.

As negociações ainda não chegaram a qualquer conclusão porque Atenas quer pagar juros mais baixos do que os credores (fundos, bancos e seguradoras) querem.

A atual rodada de negociação entre Atenas e os credores privados ; a terceira delas ; visa a um acordo para o perdão voluntário de 100 bilhões de euros dos cerca de 350 bilhões de euros do total da dívida grega.

A Grécia é o país da zona do euro que mais sofre com a crise financeira internacional. O governo já fez pacotes de reestruturação financeira para reequilibrar a dívida grega. A população tem protestado contra as medidas de austeridade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação