Economia

EUA encontram fungicida ilegal em suco de laranja de Brasil e Canadá

Agência France-Presse
postado em 27/01/2012 19:46
Washington - As autoridades americanas bloquearam nesta sexta-feira (27) nove amostras de suco de laranja originários de Brasil e Canadá, depois que seu conteúdo deu positivo para um fungicida ilegal no país, o que foi rejeitado por autoridades brasileiras.

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, da sigla em inglês) disse que foi detectado no suco de laranja o carbendazim, um pesticida que não está autorizado para os cultivos de laranjas nos Estados Unidos, mas que é autorizado no Brasil e em outros países.

A agência reguladora afirmou que o pesticida foi detectado em uma proporção de 10 partes por bilhão (ppb) em 11 amostras, duas das quais decidiram anular a venda aos Estados Unidos.

As outras nove amostras foram detidas na fronteira. Um total de 80 envios foram analisados. Cinco carregamentos são originários do Brasil e seis do Canadá.

Christian Lohbauer, presidente da Associação Nacional de Exportadores de Sucos Cítricos do Brasil (CitrusBR), pediu nesta sexta-feira "que a FDA leve em consideração o suco concentrado" enviado aos Estados Unidos, em uma coletiva no país, após se reunir com representantes da FDA e de associações de produtores cítricos.

"Ninguém está preocupado com o carbendazim na Europa (que aceita 200). Está claro para boa parte do mercado internacional que é uma questão legal, sobre uma interpretação das regras estabelecidas nos Estados Unidos. (...) A substância é legal", sustentou.

No início de janeiro, a FDA informou que encontrou vestígios de carbendazim que pareciam proceder de pesticidas aplicados em laranjais.

O químico estava presente em "baixos níveis" em alguns derivados de suco de laranja importados do Brasil, afirmaram as autoridades americanas.

No entanto, a Agência de Proteção Ambiental realizou uma análise preliminar de riscos e concluiu que o consumo de suco com carbendazim em baixos níveis "não é seguro".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação