Economia

'Não soubemos nos vender', diz secretário de Economia do México

postado em 28/01/2012 15:34
Davos - Enquanto países emergentes como Brasil, China e Índia ocupam as manchetes dos jornais do mundo inteiro, o México, que em menos de uma semana anunciou 3 bilhões de dólares em investimentos estrangeiros, mantém-se ofuscado. "Talvez não tenhamos sabido nos vender", disse o secretário de Economia, Bruno Ferrari.

"Talvez não tenhamos sido tão hábeis como outros países, pois temos nos concentrado muito em construir o que o México é hoje", disse Ferrari. "Não queremos nos converter no país da moda, mas sim em um país de oportunidades", completou.

Em quatro dias de Fórum Econômico Mundial, que acontece na cidade suíça de Davos, o presidente Felipe Calderón, que também preside atualmente o G20, o clube que reúne as principais economias desenvolvidas e emergentes do mundo, foi acompanhado por importantes anúncios de investimento no país.

O presidente executivo da Coca-Cola, Muhtar Kent, por exemplo, anunciou um investimento de 1 bilhão de dólares no México este ano, como parte de um pacote de 5 bilhões de dólares que serão investidos nos próximos anos.

"Este investimento é uma prova de compromisso de longo prazo com o México, onde a empresa criou de 10 mil empregos nos últimos cinco anos e prevê criar outros tantos nos próximos cinco", disse Kent, acompanhado do presidente mexicano, Felipe Calderón.

Calderón considera que anúncios como o da Coca-Cola e o que recentemente fez o fabricante de automóveis japonês Nissan - que anunciou uma investimento de 2 bilhões de dólares no país - darão um grande impulso à economia mexicana e gerarão mais postos de trabalho.

"Esses investimentos demonstram o grande potencial de desenvolvimento do México, uma região com crescimento estável, baixa inflação e com trabalhadores capacitados", disse o presidente mexicano, que termina este ano seu mandato.

A Coca-Cola já criou 93 mil empregos diretos no México e mais de 800.000 indiretos, disse Kent, o que a converte em um dos principais empregadores do país.

Kent destacou também o compromisso de sua empresa com o desenvolvimento sustentável em México, onde a companhia já plantou mais de 31 milhões de árvores em uma campanha de reflorestamento.

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