Economia

Previsão do mercado aumenta a projeção PIB para este ano e para 2013

Vânia Cristino/ Especial Estado de Minas
postado em 07/02/2012 08:00

A política de corte na taxa de juros começou a ter efeito nas previsões de crescimento econômico. Segundo pesquisa feita semanalmente pelo Banco Central com cerca de 100 bancos e consultorias, o mercado aumentou a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB, a soma das riquezas geradas no país) de 3,27% para 3,30% neste ano, voltando ao nível em que estava quatro semanas atrás. A estimativa para 2013 passou de 4,15% para 4,20%.

Segundo o economista-chefe da Concórdia Corretora, Flávio Combat, a estimativa de PIB ainda deve mudar muito em virtude do plano do BC de baixar os juros para um nível abaixo de 10% e de indicadores que ainda estão para sair. ;O mercado aguarda o dado sobre o PIB do quarto trimestre antes de promover revisões mais expressivas da trajetória de crescimento para o ano;, explicou.

A queda da taxa básica de juros da economia (Selic), entretanto, pode ter um horizonte curto pela frente. Para que o BC consiga aproximar a inflação ao centro da meta de 4,5%, o mercado financeiro já prevê elevação da Selic de 10,38% para 10,75% no fim de 2013. É a segunda alta consecutiva contabilizada pelo relatório.

A matéria completa você lê na edição impressa desta terça-feira (7/2) do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação